INTERVENÇÃO PSICOMOTORA

Viabilizado e coordenado pela associada Márcia Gil Barddal, o Projeto “Intervenção Psicomotora para crianças e adolescentes com Síndrome de Down – Trissomia 21” é uma parceria entre a Associação Pais em Movimento e a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Rosa Neto, fundador e líder do Laboratório de Desenvolvimento Humano – LADEHU. Tal laboratório está vinculado aos cursos de graduação em Educação Física e Fisioterapia; pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) e pós-graduação em Fisioterapia (Mestrado) da UDESC. Baseado no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, o LADEHU promove, desde 1997, ações interdisciplinares que priorizam a avaliação e a intervenção nos distúrbios do desenvolvimento.

O projeto consiste em oferecer, gratuitamente, sessões de Intervenção Psicomotora para crianças e adolescentes com T21, associados da Associação Pais em Movimento, com idade entre 05 e 15 anos. Para participar do projeto, a criança ou adolescente deverá residir na região da Grande Florianópolis e não apresentar restrições para a prática de atividade física.

A Intervenção Psicomotora promove a integração contínua entre as funções motora e cognitiva, por meio de atividades que visam uma melhor organização cerebral, podendo contribuir para o aprimoramento dos domínios motor, cognitivo, social e emocional. Tais atividades estimulam a COORDENAÇÃO (motricidade fina e global), PROPRIOCEPÇÃO (equilíbrio e esquema corporal) e PERCEPÇÃO (orientação espacial e temporal), elementos essenciais para o Desenvolvimento Motor das crianças e adolescentes com T21.

Ressalta-se que o projeto prevê avaliações periódicas ao longo do período de intervenção. Portanto, será garantido, tanto aos pais e/ou responsáveis quanto à Associação Pais em Movimento, o acompanhamento do impacto do projeto no desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos. Para concretizar este retorno e fortalecer o importante vínculo entre a Família e as Instituições Parceiras, serão realizadas devolutivas regulares por meio de relatórios, orientações, reuniões, etc.

As atividades do projeto serão realizadas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), localizado na Rua Pascoal Simone, n. 358 – Coqueiros – Florianópolis/SC. Pré-inscrições e demais orientações no e-mail ladehu.cefid@gmail.com.