NOSSA HISTÓRIA

A Associação Pais em Movimento – em prol da pessoa com síndrome de Down – é uma organização sem fins lucrativos, composta por pessoas com Trissomia 21 (T21), seus pais e familiares. Iniciou em 05 de setembro de 2014, informalmente, através de um grupo de WhatsApp criado por mães de pessoas com T21. Inicialmente, o objetivo do grupo era a troca de informações e experiências em um ambiente virtual. Essa rede de trocas de informações e acolhimento foi crescendo e a ela se somando mais pais e mães que abraçaram a causa da luta em defesa dos direitos de seus filhos.

Além da convivência virtual através de Whatsapp, o grupo Pais em Movimento também realizava encontros presenciais para confraternizações entre as famílias, dentre eles, almoços, cafés e festas. Com o passar do tempo, mais encontros, confraternizações, rodas de conversas, palestras com profissionais foram acontecendo, até que, em 21 de janeiro de 2019 foi fundada, oficialmente, a Associação Pais em Movimento – em prol da pessoa com síndrome de Down.

Atualmente a Associação realiza eventos e desenvolve projetos em locais cedidos por parceiros ou associados. O grupo de WhatsApp continua existindo e conta com mais de 240 participantes individuais, sendo mais de 130 famílias associadas até o momento.

MISSÃO: Promover ações que busquem conscientizar as famílias e a sociedade acerca do modelo social de deficiência e lutar por políticas públicas nesse sentido, visando a inclusão e o pleno desenvolvimento das pessoas com T21.

VISÃO: Ser reconhecida na sua importância na propagação de conhecimento, na troca de informações, experiências, orientação, acolhimento e convívio entre as famílias de pessoas com T21.

VALORES: Sensibilidade, empatia, persistência, amizade, solidariedade, alegria.