NOSSA HISTÓRIA

A Associação Pais em Movimento – em prol da pessoa com síndrome de Down – é uma organização sem fins lucrativos, composta por pessoas com Trissomia 21 (T21), seus pais e familiares. Iniciou em 05 de setembro de 2014, informalmente, através de um grupo de WhatsApp criado por mães de pessoas com T21. Inicialmente, o objetivo do grupo era a troca de informações e experiências em um ambiente virtual. Essa rede de trocas de informações e acolhimento foi crescendo e a ela se somando mais pais e mães que abraçaram a causa da luta em defesa dos direitos de seus filhos.

Além da convivência virtual através de Whatsapp, o grupo Pais em Movimento também realizava encontros presenciais para confraternizações entre as famílias, dentre eles, almoços, cafés e festas. Com o passar do tempo, mais encontros, confraternizações, rodas de conversas, palestras com profissionais foram acontecendo, até que, em 21 de janeiro de 2019 foi fundada, oficialmente, a Associação Pais em Movimento – em prol da pessoa com síndrome de Down.

Atualmente a Associação realiza eventos e desenvolve projetos em locais cedidos por parceiros ou associados. O grupo de WhatsApp continua existindo e conta com mais de 240 participantes individuais, sendo mais de 130 famílias associadas até o momento.

MISSÃO: Promover a defesa de direitos, a naturalização da convivência, a valorização da diferença e o desenvolvimento pleno das pessoas com Trissomia 21.

VISÃO: Ser um movimento referência na difusão de conhecimento, empoderamento e defesa da diversidade humana.

VALORES:

Sensibilidade – recebemos informações de nosso público-alvo, acolhemos e encaminhamos da melhor forma, no sentido da defesa de seus direitos.

Empatia – nos identificamos enquanto familiares e pessoas com T21, ou seja, sentimos e queremos o mesmo para os nossos filhos e para todas as pessoas com T21.

Persistência – não desistimos de nossos objetivos, somos focados e dedicados, enfrentamos os desafios com tenacidade e alegria.

Amizade – somos companheiros, temos uns aos outros, incentivamos os encontros, compartilhamos sonhos, angústias e alegrias.

Solidariedade – temos um laço que nos une de generosidade, interesses e propósitos, que nos movimenta a realizar ações para o bem comum.

Alegria – gostamos da satisfação do encontro, do sentimento momentâneo de contentamento, de comemorar e viver com animação.