MANJERICÃO

LINGUAGEM, DIVERSIDADE E INTEGRAÇÕES

O projeto Manjericão tem como uma das idealizadoras, Márcia Gil Barddal. No formato de Rodas de Conversa continuadas, de periodicidade mensal, têm como objetivo se colocar a serviço da aproximação de nossas distintas linguagens referente a temas de interesse da comunidade e do desenvolvimento da sociedade. Temas como Inclusão, Diversidade e Socialização, entre outros, são tratados sob a perspectiva do modelo social em detrimento do modelo médico, a partir dos novos paradigmas das Integrações, de forma criativa, cooperativa, afetiva e solidária. 

O formato Roda de Conversa traz em si uma ancestralidade que se caracteriza pelo espírito agregador com fundamento no bem querer e se insere nas propostas de crescente apropriação do tema. 

Em dezembro de 2019 o Projeto Manjericão completou um ano de trabalho, sendo “Eu e a Deficiência” o tema de sua primeira Roda de Conversa, muitos outros se seguiram buscando sempre o olhar para a beleza e riqueza da diversidade humana.

As Rodas de Conversa acontecem na sala das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura – CIC-Fundação Catarinense de Cultura e têm como objetivo para 2020, se tornar itinerante pelos demais municípios do estado.

Em Janeiro de 2020, a Associação Pais em Movimento juntamente com o Projeto Manjericão, Grupo Tocando em Frente e Bengalantes, participou da reinauguração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.