EQUO T21 – EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS COM T21

O Projeto “EQUO T21 – Equoterapia para crianças com T21” foi idealizado por Bartira Nilson Bonotto e é coordenado pelo Equoterapeuta Ângelo Scarlassari Neto. O Projeto tem como objetivo implementar a Equoterapia como prática terapêutica e esportiva para crianças com T21 da Associação Pais em Movimento, com idade entre 2 a 12 anos, visando à melhoria do desenvolvimento motor, equilíbrio, tônus muscular e qualidade de vida, favorecendo a inclusão social.

 A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e esporte, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Segundo estudos, a Equoterapia proporciona ganhos físicos, cognitivos e emocionais, indo ao encontro da necessidade das crianças com T21, favorecendo uma melhora significativa na inclusão social e na qualidade de vida.

Os atendimentos são individualizados, ocorrem 1 (uma) vez por semana e com duração de trinta minutos. São realizados por equipe multidisciplinar composta por Fisioterapeuta, Psicólogo, Equitador, Auxiliar Guia e Tratador. As atividades são desenvolvidas no Centro Equestre Flamboyant, que detêm a responsabilidade pela qualidade e segurança dos atendimentos, ficando a família ciente dos benefícios e eventuais riscos da prática da atividade.

Este projeto já teve como apoiadores financeiros as Lojas Koerich, Alquimia do Pé Calçados e pessoas físicas. Atualmente está sendo realizado em parceria com a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FLORIANÓPOLIS – ACIF, que através de seu Programa de Apoio a Projetos – PAP, aprovou a inscrição da Associação Pais em Movimento – em prol da pessoa com síndrome de Down. Com isso, está sendo possível a realização do projeto resultando em um melhor desenvolvimento e qualidade de vida para as crianças com T21.